segunda-feira, 14 de março de 2011

Aula 3: Princípios básicos do Design

Com base no livro "Design para quem não é designer" de Robbin Willians foi aprendido também na terceira aula os princípios básicos do design, que são: proximidade, alinhamento, repetição, contraste e tipologia - que serão melhores explorados abaixo:

Proximidade

Em um texto é imprescíndivel que haja proximidade entre os pontos explorados que tenham ligação direta. Evite deixar o texto espalhado, centralizado e com mesmo espaçamento, pois para quem não está acompanhando o enredo, parecerá que são tópicos diferentes e, assim, não possuem ligação entre um e outro.

Alinhamento

O alinhamento do texto é fundamental para melhorar a visualiação de quem lê. Um texto centralizado ou com um alinhamento indevido - que não esteja de acordo com o contexto - pode atrapalhar profundamente. Ou seja, mesmo um texto muito bom e rico, pode ser atrapalhado por um alinhamento que não esteja adequado.

Repetição

A repetição é uma forma muito consistente de linkar dois textos, folders ou cartazes diferentes, mas que estejam enquadrados no mesmo projeto. Por exemplo, para se fazer um folder e um cartaz referente a uma promoção sobre um produto X de uma empresa, ambos devem ter algo que seja repetido para fazer um link entre eles - a promoção.

Contraste

O contraste pode ser um grande diferencial entre os demais. O contraste de cores em um determinado texto ou cartaz é capaz de fazer com que o leitor interaja com o que está escrito. Ele é muito utilizado para direcionar a atenção de quem lê para uma área específica do texto.

Tipologia

A tipologia é um dos principais pontos - se não o maior - a serem explorados. Em um banner, cartaz ou folder é de suma importância que os aspectos textuais estejam em conformidade. Conforme já dito no post de como formatar o currículo, evite utilizar letras serifadas, pois dificulta a leitura pelo os detalhes da letra. Veja abaixo a diferença dos textos:

Com serifa



Sem serifa



Não acredito no Consórcio Itaú
Agência de Marketing Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário